NDVI é a sigla em inglês para Normalized Difference Vegetation Index que em uma tradução livre significa Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Explicando de forma prática, é um índice que analisa a condição da vegetação no campo através de sensoriamento remoto.
Existem inúmeros índices de vegetação, mas até o dia de hoje, mais de 40 anos depois da sua primeira aparição o NDVI é o mais popular e com maior número de aplicações. O primeiro trabalho científico usando o NDVI foi conduzido pelo Dr. John Rouse que era diretor do Centro de Sensoriamento Remoto da Texas A&M University em 1973 logo após o lançamento do LANDSAT 1, porém a formulação do índice foi feita em uma série de estudos de Compton Tucker da NASA alguns anos antes.
O índice é uma matemática de bandas espectrais que são captadas por sensores na maioria dos casos de uso do NDVI, satélites. A figura abaixo mostra as faixas do espectro que existe absorção de energia pelas plantas.
É possível observar que os pigmentos das folhas são tratados na região do visível. Por exemplo, a maioria das folhas são verdes porque elas refletem mais nessa faixa do espectro da luz. Enquanto isso na vermelha (Red) há uma grande absorção de energia. Já o infra-vermelho próximo (NIR) reflete a estrutura celular das plantas.
Por isso o NDVI é um ótimo indicativo do estado da planta porque leva em consideração a energia absorvida com a refletida na região que mostra a condição das estruturas celulares. A fórmula para o cálculo está abaixo:
Desta forma, as aplicações do NDVI na agricultura são inúmeras, por exemplo:
- Monitoramento de culturas;
- Detecção de secas;
- Localização de pragas;
- Estimativas de produtividade;
- Modelagem hidrológica;
- Mapeamento de culturas.
É importante ressaltar que o índice é um indicativo, para que os trabalhos de sensoriamento remoto produzam bons resultados faz-se necessária uma combinação de diversas fontes de informação para representar a condição da planta em campo.
Enfim, muito se fala do NDVI na agricultura e é possível ver que ele é algo bem simples de se entender e poderoso, porém é necessário critério científico na sua utilização para que não sejam gerados falsos resultados. Esse artigo teve o intuito de explicar rapidamente o NDVI para o público geral, caso você queira saber um pouco mais busque pelas minhas publicações científicas ou me escreva!
[…] de satélite, ou com sensores em máquinas e VANT’s é possível calcular índices como o NDVI que possibilita gerar mapas de vigor vegetativo e desta forma dar subsídio à estimativa de […]
Bem resumidos e abordados os principais pontos! Tecnologia importantíssima e como dissestes, após anos, segue apresentando resultados onde é facilitado o uso do conhecimento agronômico para intervenções positivas!
Obrigado Juliano!
É exatamente o que quisemos passar.
Olá. Farei um artigo sobre esse tema. De que forma posso usar o NDVI de uma forma interessante aqui na minha cidade? (Além dos citados acima)
Wellinton, tudo joia?
Me dê detalhes de qual cidade você está e sobre o que você quer falar!
Abraços
Excelente publicação! Estou elaborando um trabalho de Iniciação Científica com a utilização de Sensoriamento Remoto e sua explicação me ajudou muito!
Marília, obrigado! Mas para algo científico sempre busque as fontes originais que criaram os índices!
oi Marília fala-me sobre o seu trabalho!
[…] Duft destacou as aplicações do NDVI na […]
Boa tarde, meu tcc será nessa área, onde posso achar suas publicações?!
Olá André, que tipo de informação você precisa?
Muito bom o texto! Você tem artigos com uso do NDVI em estimativas de produtividade de lavouras ou florestas? Pode passar seu email também? Desde já, obrigado.
Diego, no Google Schoolar ou Research Gate você acha, mas manda uma mensagem via o contato do site que te repondo!
Abs
[…] bandas que cobrem o vermelho e infravermelho no espectro. Já escrevi sobre ele aqui no InteliAgro, clique aqui para saber mais […]
Olá Daniel, como vai ? Como o NDVI poderia gerar falsos resultados ? Quais medidas para evitar isso ? Desde já agradeço
Olá,
Falsos resultados de que?
O que você quer avaliar com ele?
Abraços
prezado Daniel, muito se alardeia sobre o Levantamento de NVDI através de Drones, porem antes de comprar uma câmera caríssima e oferecer este serviço aos clientes, você pode me esclarecer um pouco sobre isto? algo do tipo: faço o levantamento e envio ao agrônomo? e este dará a solução ao cliente?
Jose Ricardo,
Como eu digo o NDVI tem diversas utilizações e é bastante poderoso, porém não é milagroso. Colocar uma câmera multiespectral em um drone e fazer levantamentos exige um pouco de noção no que está sendo feito. Para fazer o planejamento do voo é necessário saber o que você busca e como vai buscar. O que eu indico é que se pretende trabalhar com isso faça uma imersão no assunto para aproveitar o máximo da tecnologia!
Grande abraço
ola achei muito interessante seu trabalho !! gostaria que entrasse em contato comigo por email . Daianamatosparintins@gmail.com preciso tirar umas duvidas ! muito obrigada
Daiana, para facilitar me mande as dúvidas para: contato@inteliagro.com.br
boas
onde posso ver resultados e avaliaçoes deste tipo de filmagen espectral?
Olá Filipe,
Não entendi sua dúvida. O que você quer ver?
[…] Daniel Duft destacou as aplicações do NDVI na agricultura: […]