Neste mês em especial falamos muito das festas juninas. Mas qual a relação com a agricultura?
As festas juninas são mais antigas do que imaginamos. Umas das hipóteses do surgimento estão baseadas na Antiga Europa, há centenas de anos. As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita do milho e a fertilidade da terra.
Já no Brasil, foram os portugueses que trouxeram essa festa para nossa cultura, através de um caráter alegre e contagiante. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diferentes regiões do país.
Curiosidades festa junina:
1. É por causa da origem europeia que algumas palavras estranhas à língua portuguesa aparecem no vocabulário das Festas Juninas. “Anarriê”, por exemplo, é uma palavra de origem francesa.
2. A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval).
3. A maior Festa Junina do Brasil ocorre na cidade paraibana de Campina Grande, reunindo milhares de pessoas todos os anos.
4. Há muitos anos atrás, em Portugal, a Festa Junina era chamada de “Festa Joanina”, em homenagem a São João Batista.
Muito legal! Adoro festa junina!