O Minuto Inteliagro está saindo do forno com todas novidades e tendências do agronegócio.
Os videos serão compostos por um curta de 1 minuto para cada especialista da área expor seu ponto de vista e conhecimento em determinado assunto na área agrícola.
O primeiro vídeo será lançado dia 29/06 (segunda-feira) com a participação do Prof. Dr. Luis Antonio Rossi com o tema: Geração de Energia Elétrica na Propriedade Rural.
Conheça abaixo as áreas de atuação dos quatro especialistas que irão iniciar os vídeos.
PROF. DR. LUIS ANTONIO ROSSI
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Lins-EEL (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo-EESC-USP (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-EPUSP (1995). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Engenharia Agrícola. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Agrícola, com ênfase em Uso de Energia Elétrica Em Atividades e Processos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: energização rural, planejamento energético, geração descentralizada, eficiência elétrica, ou seja, conservação e uso racional de energia elétrica em construções rurais e ambiência. É pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético-NIPE-UNICAMP, onde desenvolve pesquisas na área de fontes renováveis, especificamente em prospecção de potencial e aplicações específicas das energias fotovoltaica e eólica.
PROFA. DRA.MARA DE ANDRADE MARINHO
Professora Livre Docente da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, possui Graduação em Agronomia (Universidade de São Paulo, 1979), mestrado em Agronomia área de Solos e Nutrição de Plantas (USP/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1991), doutorado em Agronomia área de Solos e Nutrição de Plantas (USP/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1999) e Pós-Doutorado em Geofísica e Sensoriamento Proximal de Solos (Universidade da Coruña, 2012). Desde 2002, desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão junto à UNICAMP/ FEAGRI em Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase nas áreas de Pedometria, Física, Manejo e Conservação do Solo e Sensoriamento Proximal de Solos, com desenvolvimento de estudos e pesquisas e orientação de alunos de graduação e de pós-graduação nos seguintes temas: avaliação da qualidade estrutural do solo em sistemas agrícolas, otimização da amostragem de solos e manejo localizado de culturas, modelagem da perda de solo por erosão, avaliação de terras e planejamento do uso da terra, geotecnologias aplicadas aos estudos do meio físico.
PROF. DR. ARIOVALDO JOSÉ DA SILVA
Graduado em Tecnologia Sanitária Modalidade Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2014), com mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999 e 2005). Possui Pós-doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, onde desenvolveu o projeto intitulado “Digestão Anaeróbia Direcionada para a Produção de Butanol” no período de 01/07/2011 à 30/06/2012, financiado pela FAPESP. Atualmente é professor doutor e coordenador associado de graduação na Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É pesquisador responsável por 3 projetos de pesquisa: (1) “Digestão Anaeróbia de Águas Residuárias Direcionada para a Produção de Butanol e Etanol” financiado pela FAPESP; (2) “Obtenção de um esquema tecnológico que permita maiores níveis de produção de biogás no tratamento anaeróbio de resíduos biodegradáveis mediante adição de minerais garantindo a qualidade do efluente como melhorador de solos”, financiado pela CAPES por meio do Acordo de Cooperação Internacional MES-CUBA; e (3) “Desenvolvimento de sistema para tratamento e reuso de efluentes de piscicultura intensiva utilizando sistema combinado de reatores anaeróbio e aeróbios de alta taxa integrados a sistema de hidroponia”. Orientou 5 trabalhos de conclusão de curso e 4 trabalhos de iniciação científica e, atualmente orienta 1 aluna de iniciação científica,4 alunos de mestrado e 1 aluna de doutorado. Publicou 9 artigos completos em periódicos e 15 publicações em anais de eventos científicos, resultando em 115 citações no Web of Science (ISI) e 202 citações no Scholar Google. Possui experiência (14 anos) em indústria química e de alimentos, na área de utilidades e tratamento de efluentes.Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Gestão Ambiental, com ênfase em Estudos, Caracterização e Tratamento de Efluentes Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: bactérias redutoras de sulfato, águas residuárias, remoção de sulfato, processos biológicos e tratamento de águas residuária, gestão de residuos e digestão anaeróbia de águas residuárias, fermentação anaeróbia.
PROF. DR. INÁCIO MARIA DAL FABBRO
Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1968), mestrado em máquinas agricolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1970) e PhD em Engenharia Agrícola – Michigan State University (1979). Atualmente é professor titular junto a Universidade Estadual de Campinas e diretor executivo do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun em Campinas. Tem experiência em Engenharia Agrícola, com ênfase em Propriedades Mecânicas de Materiais Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas:linear and non linear elasticity and viscoelasticity, mechanics of continuum media, finite element analysis, laser and moiré techniques and laser biospeackle.