Uma das maiores ferramentas para dimensionamento de mercado e posicionamento de produtos, a pesquisa de mercado também oferece benefícios ao agricultor a curto e longo prazo e garante à minoria a possibilidade de atingir as grandes indústrias.
Saiba como você pode se beneficiar respondendo à um questionário destas instituições/empresas.
Destaque para pragas/daninhas/doenças:
Através da pesquisa é possível alertar aos setores de P&D das empresas a necessidade de desenvolver novos defensivos específicos para determinados alvos resistentes. Poucas pessoas sabem disto, mas as empresas tem um acesso muito baixo a este tipo de informação e necessitam de uma fonte de informação complementar.
Atendimento ao cliente:
Através de perguntas qualitativas, é possível identificar pontos de melhoria no serviço de distribuição e relacionamento ao cliente. As empresas estão preocupadas em entender as causas de possíveis quedas de faturamento e o agricultor preocupado em ser bem atendido.
Melhoria contínua:
A pesquisa de mercado estimula os concorrentes a buscarem novos produtos cada vez mais eficientes. Esta competição é benéfica ao agricultor que dispõe sempre do que há de mais sofisticado.
Caixinha de sugestões:
Sabe aquela cabine com ar condicionado, GPS? Aquele bico de pulverização que não entope? A maioria das melhorias que ocorreram no meio rural também são provenientes sugestões feitas pelos próprios agricultores. Ninguém entende mais da necessidade do proprietário rural do que ele mesmo.
O agricultor tem uma importante ferramenta para potencializar seus principais instrumentos de trabalho. Esta é a pesquisa de mercado.