Muito se fala sobre liderança no ambiente corporativo, mas quais são as características de um líder?
Entre as diversas definições, podemos dizer que um líder é aquela pessoa que inspira, influencia e tem credibilidade ao expor uma ideia ou opinião.
Inspiração, influência e credibilidade são habilidades desenvolvidas através de treinamento, prática e repetição. Logo qualquer pessoa pode perfeitamente desenvolver a liderança.
Confira abaixo as principais características que todo o líder deve desenvolver:
1. Mindset
Talvez este seja um dos principais diferenciais para qualquer pessoa que visa um cargo diferenciado. Mindset ou configuração mental é a forma como nos posicionamos no ambiente corporativo e principalmente como direcionamos os nossos comportamentos diante das adversidades. Uma pessoa com Mindset possibilitador certamente consegue identificar oportunidades ao invés de ameaças, foca na solução e não no problema, mostrar como deve ser feito e não simplesmente deixa o outro aprender com os erros.
2. Autorresponsabilidade
O verdadeiro líder não culpa nem julga as outras pessoas pelos erros. Ele consegue identificar as etapas que foram bem desenvolvidas e as que precisam ser realinhadas ou melhoradas. O líder entende que ele é o responsável pelos resultados obtidos, conseguindo assim criar uma outra rota de ação para obter o resultado desejado.
3. Comunicação
A responsabilidade da comunicação é sempre de quem emite a informação. Se a informação que você está passando está sofrendo alguma interferência (distorção, omissão ou generalização), perceba qual padrão você pode modificar para performar melhor na oratória. Confira no blog do Inteliagro o artigo sobre Comunicação.
4. Dar e receber feedbacks
Dar feedbacks da forma correta pode ser muito construtivo, corrigindo assim os pontos a serem melhorados e motivando o colaborador. Se ainda não leu, confira o artigo sobre comunicação clicando AQUI.
5. Compartilha objetivos
O conhecimento existe para ser compartilhado e não guardado. Com este padrão de pensamento o líder consegue expor a sua ideia de uma forma honesta e transparente ganhando cada vez mais admiradores e pessoas motivadas a fazer acontecer aquele determinado objetivo. Quando este objetivo não é comunicado, as atividades podem ficar desalinhadas uma vez que não está claro o propósito de determinada tarefa.
No próximo artigo você irá identificar em qual estágio de liderança você está.
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