Sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado, os VANTs, ouDrones, como também são conhecidos nos Estados Unidos, em alusão à imagem de uma vespa, são uma espécie de robô voador, podendo assumir diversos formatos e configurações, incluindo de aviões e helicópteros a quadricópteros e dirigíveis.
Esses aparelhos têm sido cada vez mais tema de discussão entre os grandes players do agronegócio pois são capazes de ter uma boa autonomia de voo e fotografar locais inacessíveis. Desta forma, tornam-se aliados para a detecção de pragas e monitoramento de maturação de culturas.
O grande problema ainda tem sido a falta de mão de obra qualificada, seja para operar o aparelho, seja para processar as imagens obtidas por eles. Por serem equipamentos pequenos e leves, suas imagens necessitam de tratamentos radiométricos e apenas profissionais qualificados são capazes de fazê-lo.
Nos Estados Unidos, algumas empresas já utilizam VANTs para complementar suas análises para agricultura de precisão. Aqui no Brasil ainda teremos de evoluir um pouco mais em termos de legislação e tecnológicos para que os VANTs tornem-se corriqueiros no dia a dia.
Você tem interesse pelo assunto? Escreva para nós!
[…] da agricultura de precisão, através de imagens de satélite, ou com sensores em máquinas e VANT’s é possível calcular índices como o NDVI que possibilita gerar mapas de vigor vegetativo e desta […]
[…] Inicialmente, os drones ou VANTs (veículos aéreos não tripulados) foram criados para fins militar… […]