O termo ROI (Return on Investiment) é a taxa que mensura o rendimento e resultados de ações de marketing em relação ao investimento.Empreendedores sempre trabalham focando o número do ROI pois este valor que irá o quanto seu investimento foi viável ou não.
Quanto maior esta taxa de conversão, maior será o êxito sobre a ação.
Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas.
Base de cálculo:
ROI = (Ganho Obtido – Quantia Gasta com o Investimento) / Quantia Gasta com o Investimento
ROI (%) = Ganho Obtido / Quantia Gasta com o Investimento x 100 %
Para uma análise mais expandida, tem-se:
ROI = Lucro Operacional / Investimento Líquido
ROI = (Lucro Operacional / Investimento Líquido) x (Vendas/Vendas)
ROI = (Lucro Operacional / Vendas) x (Vendas/Investimento Líquido)
ROI = Margem Operacional x Giro do Ativo