A “planta caneluda” é um termo utilizado principalmente pelos produtores, para se referir ao efeito de estiolamento da planta. A planta estiolada é uma planta que possuí caule longo e folhas pequenas. Mas por que isso ocorre ?
O estiolamento não é uma doença, é um mecanismo no qual a planta alonga o caule em busca da luz solar. Esse efeito pode ocorrer em qualquer tipo de sistema de produção. No sistema convencional, isso ocorre tipicamente quando a semente é enterrada muito profundamente, dessa forma ele precisa alongar-se excessivamente para atingir a superfície. Na hidroponia isso ocorre quando o produtor deixa a semente no escuro* por muito tempo, ou, quando há o sombreamento excessivo das mudas na casa de vegetação.
Ao atingir a luz solar a planta passa a ter o desenvolvimento normal, contudo não se iluda, a planta “caneluda” não será formosa e vistosa como as demais, e caracteristicamente terá folhas menores e fechadas. É por isso que alguns produtores acabam por descartar a muda logo que verificam o problema. Logo, quando a muda esta caneluda, você já sabe, ela será caneluda para sempre !!
* Após realizar a semeadura da planta no substrato, é necessário deixar a semente em um ambiente escuro até que haja a eclosão da semente.
Conhecido também como fototropismo ou fototaxia…
Muito obrigado pelo esclarecimento. Minhas mudas estão exatamente assim, caneludas e eu não sabia que era falta de luz, agora vou tentar evitar isso deixando as mudas mais expostas ao sol.